NOTÍCIAS

Copa 2010: Torcida saudável!

10.06.2010

A cada quatro anos, em algum lugar do planeta, um evento para e dispara os ânimos de todos aqueles que passam, em fração de segundos, de simples cidadãos para torcedores fervorosos: a Copa do Mundo de Futebol.

No Brasil não seria diferente. No país do futebol, assistir aos jogos da Copa é hábito a  a ser seguido – se reunir, celebrar, gritar, torcer e vibrar entre amigos e família sem perder a atenção a cada lance da bola é costume entre brasileiros. 

Costume também é ter sempre por perto um acompanhamento, petisco ou tira-gosto para saborear em frente à TV durante os jogos. Mas, mesmo em tempos de copa, é preciso seguir algumas regras e evitar o exagero na comida.

 
Uma alimentação saudável, a base de sucos e bebidas e alimentos leves são sugeridos pelos nutricionistas.
 
Dicas:
 
Fonte 1. A alimentação deve ser dividida em três refeições principais e três lanches intermediários. Isso aumenta o trabalho intestinal e o gasto de energia para a digestão dos alimentos.

Além disso, pequenos volumes ingeridos várias vezes ao dia fazem com que um estômago dilatado volte novamente ao normal.

2. As refeições devem ser feitas em lugares tranqüilos e sem pressa. Mastigue pelo menos trinta vezes cada garfada, isso fará com que você se sinta saciado ingerindo menos alimentos.

3. Comece sua refeição pela salada crua, que contém fibras e tira a sensação de fome. Se depois da refeição ainda sentir fome, coma mais salada e não repita o prato quente.

4. Evite beber durante as refeições. As bebidas, principalmente gasosas, dilatam o estômago.

5. Beba muita água no intervalo das refeições. Ela ajuda a limpar o organismo e manter as suas funções normais.

6. Diminua o consumo do açúcar e aumente o consumo de fibras. O açúcar é muito calórico e não traz nenhum benefício à saúde, enquanto que as fibras asseguram um bom funcionamento intestinal e reduzem a sensação de fome.

7. Substitua produtos comuns por lights ou desnatados, pois estes contêm menos calorias. Substitua queijos amarelos (prato, muzzarela, provolone, requeijão) por queijos magros (ricota, cottage, queijo branco).

8. Prefira carnes magras, peixes e aves sem pele. Prepare-os assados, cozidos ou grelhados, com pouco óleo.

9. Diminua o consumo de massas, cereais, pães e doces.

10. O exercício físico, orientado por um profissional, acelera a queima de gordura armazenada, auxiliando na redução de peso.

11. Não faça exercícios com o estômago cheio, pois a energia necessária para fazer a digestão será desviada para a atividade física.

12. Não durma logo após as refeições, nem ingira alimentos muito pesados à noite, pois neste período a digestão é mais lenta.

fonte