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Beber leite pós-exercício pode auxiliar na recuperação muscular e na reidratação.

26.03.2010

Combinação de proteínas, carboidratos, cálcio, sódio, potássio e água presentes na bebida a tornam uma excelente opção de consumo após atividades físicas. Na prática de atividades físicas, a alimentação tem como principais objetivos garantir energia para os músculos realizarem os exercícios e manter o açúcar do sangue para que o corpo possa continuar realizando suas funções. Além de ter a função de recuperar a energia e os líquidos perdidos durante a atividade. Portanto, o cuidado com a alimentação antes, durante e depois do exercício é essencial. Neste cenário, o leite surge como uma opção interessante de alimento após o exercício. A bebida é composta por proteína, um nutriente importante para a recuperação do músculo e pelo aumento da massa muscular. O leite contém ainda: Ø carboidratos - essenciais para recuperação da energia gasta na atividade física; Ø cálcio - mineral que atua na contração muscular e na manutenção da saúde dos ossos; Ø sódio, potássio e água - importantes para a reidratação do corpo. Estudos recentes na área da nutrição* sugerem que o consumo da bebida após as atividades físicas pode promover efeitos benéficos para a recuperação do músculo e para a reidratação do corpo. Isto porque a proporção de proteínas contidas no leite (três vezes mais caseína do que proteína do soro do leite) confere à bebida características de digestão e absorção mais lentas. “Com isso, seus nutrientes ficam disponíveis no sangue por mais tempo, dando mais oportunidade para o corpo de utilizá-los na reconstrução do músculo. Outra vantagem é a presença de minerais como sódio e potássio, que ajudam a poupar o líquido que poderia ser perdido pela urina após o exercício e garantem uma melhor hidratação”, explica a nutricionista Heloísa Guarita, da RG Nutri Consultoria Nutricional. Portanto, incluir o leite na rotina alimentar e optar pelo consumo pós-treino, associado a outros alimentos, pode trazer benefícios importantes e melhora significativa do desempenho. Uma opção prática, saudável e gostosa, é bater o leite com outros ingredientes como frutas, sementes e cereais. Assim a bebida torna-se ainda mais nutritiva e atraente. *ROY, B.D. Milk: the new sports drink? A Review. Journal of the International Society of Sports Nutrition, v.5, n.15, 2008.