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ENTREVISTA DADA PELO PROFESSOR MAURÍCIO À REVISTA O²

03.09.2015

 1. Como deve ser o treino de corrida com foco na perda de peso?

 

O treino de corrida com foco para a perda de peso corporal deve atender a individualidade do praticante. Se tiver grande sobrepeso ou osteopenia ( mulheres ) devemos diminuir o estresse articular com redução de tempo de treino e uma mecânica mais saudável de corrida, optando por esteiras com absorção de impacto. Por outro lado, caso não haja qualquer restrição, inclusive cardíacas, podemos prescrever como atleta amador, pois a intensidade e volume de treino contribuem para tal.

 

2. Quais dicas de treinamento em geral, focando na queima de gordura, você dá para quem está neste processo de emagrecimento? (Aqui seria legal você listar as dicas, explicando o porquê de cada uma delas)

 

- Nunca pratique corrida em jejum, estando alimentado CORRETAMENTE conseguimos um rendimento muito melhor. Cuidado com hipoglicemias ( baixa de glicose no sangue ), isto causa: tonturas, mal-estar, até desmaios ...

- Contraditoriamente, mesmo que usemos os lipídios circulantes nas intensidades baixas. Os maiores gastos energéticos provém das altas intensidades alimentadas predominantemente de glicogênio muscular. 

- A dieta é mais importante. Deixar de ingerir é mais eficiente que "queimar" 

 

3. Quais são as dificuldades encontradas neste processo de perda de peso e como superá-las?

 

A famosa "falta de tempo"; Devemos entender a importância de um planejamento. Orientação multidisciplinar: médico, nutricionista, educador físico, psicólogo ... A superação se dá por uma orientação destes profissionais e muita força se vontade. 

 

4. Em quanto tempo os resultados começam a aparecer? Por quê?

 

Se as orientações forem seguidas a risca, no primeiro mês vemos resultado. Pois eliminamos contratempos médicos e nutricionais: Dieta, hormônios ... 

 

5. Por que a corrida é uma boa aliada da perda de peso?

 

Pois além de gerar perda calórica,  a corrida mexe com com neurotransmissores e hormônios que dão bem estar e plenitude, atenuando o apetite.

 

6. Como deve ser o treino de corrida para queimar a gordura abdominal?

 

Não existe como direcionar o gasto energético para perda de gordura abdominal, esta tem maior relação com a ingesta de nutrientes de alto índice glicêmico, que fazem o pâncreas a produzir mais insulina que induz o depósito de gordura nesta região."