NOTÍCIAS

"PÍLULA DA REFEIÇÃO IMAGINÁRIA" ENGANA O CÉREBRO E AJUDA A EMAGRECER

16.01.2015

 

Matéria que saiu no Fantástico e foi publicada no G1

Imagem do site g1.com.br

 

Lá vamos nós! Essa promessa se baseia na ação de receptores específicos chamados FXR (do inglês - farensoid X receptor). Normalmente esses receptores são ativados por ácidos biliares, que são liberados após as refeições e tem uma importante função na digestão das gorduras, "quebrando-as" e permitindo sua absorção. Como os ácidos biliares são potencialmente tóxicos, a ativação dos FXR também serve para indicar que você já liberou o suficiente e diminui a sua produção.

Os ácidos biliares também têm funções sistêmicas importantes, portanto, sua inibição poderia trazer uma série de efeitos indesejados. Para sanar o problema, um grupo de pesquisadores do Institute Salk, na Califórnia, desenvolveu uma substância que atuaria especificamente no intestino, imitando as mesmas reações que ocorrem após uma refeição (por isso o lance da "refeição imaginária").

No estudo publicado na Nature Medicine, os ratos tiveram uma alimentação normal ou uma de engorda (hipercalórica e rica em gorduras). Dentro desses grupos, metade tomou a fexaramina e metade não a tomou. Os resultados apontaram que a substância, reduziu o ganho de peso dentre os que fizeram a dieta de engorda. Ou seja, nada de emagrecimento e sim diminuição do ganho. Pior ainda, a substância não trouxe nenhuma vantagem entre os que seguiam a dieta normal! Ou seja, não adiantou nada para quem não exagerou na comida!!

Minha opinião? Parece-me um Xenical remodelado, pois a ativação do FXR diminuiria a produção de ácidos biliares, e isso diminui a absorção de gordura, que seria eliminada pelas fezes. Os efeitos positivos na saúde seriam em grande parte derivados do menor ganho de peso causado pela menor absorção. Eu diria que isso daria uma forte diarréia em quem comesse muita gordura e não adiantaria nada em pessoas cujos pecados são os carboidratos. Enfim, desculpe destruir sonhos, mas não foi dessa vez. Nutricionistas e professores de Educação Física seguem como a melhor opção no tratamento do sobrepeso e obesidade.

(Paulo Gentil)

Artigo:

Fang et al. Intestinal FXR agonism promotes adipose tissue browning and reduces obesity and insulin resistance. Nature Medicine, 05/01/2015. doi:10.1038/nm.3760

Comentário: Thiago Barreto

Quer emagrecer?

Tenha foco, defina pequenas metas, tenha disciplina, faça atividade física com frequência, alimente-se adequadamente, descanse, e, sobretudo não seja imediatista!