NOTÍCIAS

IMPORTÂNCIA DO TREINO AERÓBIO ORIENTADO

11.12.2014

É bastante comum observarmos pessoas realizando exercícios aeróbios sem a devida orientação. Ao realizar o exercício aeróbio, algumas variáveis devem ser analisadas: volume e intensidade devem ser bem elaborados para que o treinamento nossa respeitar a individualidade biológica de cada um.
 
Antes de iniciar uma atividade, seja aeróbia ou não, a pessoa deve passar por uma avaliação médica para que se possa ter certeza de que ela está apta e não corre nenhum risco durante a prática do exercício. Tão importante quanto a avaliação médica, é a avaliação funcional, que deve informar o histórico de atividade física, o histórico de lesões, a frequência semanal de cada atividade praticada, dados da composição corporal, dados posturais (desvios posturais, tipo de pisada) e uso de medicamentos. Com estas informações a prescrição do exercício torna-se mais precisa, segura e eficiente.
 
 
Outro dado importante e que pode ser obtido tanto na avaliação médica, quanto na avaliação funcional, é a capacidade aeróbia máxima (VO2máx). Esta informação serve para que o profissional possa definir a intensidade exata a ser trabalhada em cada sessão de treinamento. O VO2 possui intima relação com a frequência cardíaca (FC), que varia de forma bem semelhante ao VO2 durante o exercício. 
 
Com o VO2 e a FC o profissional de educação física, pode estimar a velocidade de corrida e caminhada na esteira, ou a potência (w) a ser trabalhada na bicicleta para cada faixa de intensidade, e assim prescrever um treino mais preciso. Além disso, pode se estimar o gasto calórico para cada sessão de treino. 
O volume de treinamento ( tempo de duração do treino e freqüência semanal) é outra variável de vital importância e deve ser prescrito respeitando um modelo de periodização, para que o excesso de trabalho não ocasione lesões recorrentes, alterações no sono e baixa na imunidade, caracterizando a síndrome do Overtraining (OT). 
 
 
Portanto, ao iniciar uma atividade aeróbica, verifique se o local oferece o serviço de prescrição orientada, ou então procure um profissional de educação física para que juntos possam montar um treinamento seguro de acordo com a sua individualidade biológica e objetivo desejado.

Autor: Thiago Barreto