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QUAL A FREQÜÊNCIA SEMANAL IDEAL PARA TREINAR PERNAS?

19.11.2014

Com muitas informações conflitantes sobre a frequência semanal ideal de treinamento, e diversas condutas adotadas por pessoas que tiveram sucesso nos ganhos e desenvolvimento dos membros inferiores, esta pergunta surge recorrentemente.
 


Qual seria a frequência ideal para treinar pernas? Eu digo que o ideal vai depender do seu nível de condicionamento, da intensidade e volume do seu treino e do seu objetivo.

Você poderá encontrar iniciantes ou até powerlifters que treinam pernas 2-3 vezes por semana, levantadores olímpicos que treinam todos os dias e fisiculturistas que treinam apenas uma vez por semana.E ainda aqueles que sequer treinam pernas. 

Iniciantes e destreinados apresentam ganhos ótimos em força máxima quando realizam três sessões de treinamento por semana.
Em contrapartida, indivíduos treinados podem obter ganhos mais pronunciados em força e hipertrofia quando treinam com menores frequências de duas sessões por semana (ou até menos, como fazem a maioria dos bodybuilders), o que ocorre devido ao uso de maiores volumes e intensidades.

A dor muscular de inicio tardio (24-96 horas após uma sessão) pode ajudar o praticante a identificar o nível de “estresse” muscular e quando um grupamento muscular já está recuperado para que seja treinado novamente.

Por fim, como mencionado anteriormente os praticantes de TF devem ter cuidado com frequências semanais excessivas para evitar o “overtraining” e lesões decorrentes do mesmo.