NOTÍCIAS

SABE A DIFERENÇA ENTRE OS OVOS?

30.07.2014

 VERMELHO ou BRANCO

A cor da casca do ovo tem relação apenas com a genética da raça da galinha. Penas brancas ovos brancos, penas vermelhas, ovos vermelhos (marrons, na verdade).

 

 


CAIPIRA
Aves criadas soltas e alimentadas com milho e cereais, sendo proibido o uso de remédios para o crescimento, antibióticos e pigmentos na ração. Produzem ovos de gema mais escura, com maior concentração de ferro, teores consideravelmente maiores de carotenoides, fator que torna a cor da gema mais avermelhada que a gema da galinha de granja.


DE GRANJA
Produção convencional. Galinhas confinadas, bicos cortados para aumentar a produtividade e alimentadas com ração, por vezes reforçada com aditivos que garantam a máxima produtividade de ovos. Produzem gemas mais pálidas. 


ORGÂNICO
A alimentação das aves é orgânica (todos os seus alimentos são produzidos sem o uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos). Existe o respeito ao comportamento natural e bem-estar da ave (são proibidos procedimentos como a debicagem e o confinamento em gaiolas).

DIFERENÇAS NUTRICIONAIS ENTRE A CLARA E A GEMA:

CLARA

Não contém colesterol. É uma grande fonte de proteína, nutriente chamado de construtor, necessário para construção e manutenção dos tecidos, músculos, cicatrização, preservação do sistema imunológico. Contém LEUCINA, um aminoácido importante na conservação da massa muscular.


GEMA
É a parte do ovo que concentra colesterol e a imensa maioria dos nutrientes: vitaminas do complexo B, Vitamina A, Fósforo, Ferro, Potássio, Ácido fólico, Vitamina D, Selênio, Ômega 3 e colina.
Nenhum alimento contém tanta colina quando a gema do ovo. Ela é a responsável pela saúde cerebral, formação de novos neurônios e fixação de novos conhecimentos.
E como comentado acima, a gema do ovo caipira possui maiores concentrações de ferro e carotenóides, o que lhe confere uma cor amarelo mais forte.