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TÃO BOM À SAÚDE E TÃO INJUSTIÇADO!!

25.07.2014

 Pela forma diferenciada que ele é preparado, levou a fama de não ser gostoso! O importante é que o arroz integral traz muito mais benefíciospara a saúde que o arroz branco. Estima-se que no processo de polimento do arroz para que ele fique branco, ocorra uma perda de 75% dos nutrientes.

 

 

Dicas:

 

O ideal é deixar o arroz integral de molho com gotas de limão entre 6 a 8 horas. Da noite para o dia por exemplo. E descartar a água!

Essa técnica ajuda a neutralizar uma grande parcela do ácido fítico contido nos grãos. O ácido fítico presente nas sementes, como as castanhas, nos grãos integrais, como o arroz e nas leguminosas, como o feijão, é um forte quelante de minerais essenciais como o cálcio, magnésio, ferro e zinco e, portanto ele é considerado um anti-nutriente! Pode ter essa ação anulada ou no mínimo reduzida se tivermos alguns cuidados no preparo dos alimentos, como deixar de molho e adicionar gotas de limão. Isso também aumenta as quantidades de vitaminas disponíveis, especialmente as vitaminas do complexo B.

Ao contrário do branco, o arroz integral não deve ser refogado. Esse procedimento serve para selar os grãos, ou seja, evitar que o amido saia e o arroz vire papa. Mas como o integral ainda possui a película protetora, isso não se faz necessário, ao contrário, faz com que ele demore mais para cozinhar.

Fazer arroz integral, é muito simples: refoga a cebola e o alho normalmente e acrescenta a água e temperos (ervas, sal), e posteriormente o arroz. Assim ele cozinha mais rápido!