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ENERGÉTICOS NATURAIS

12.02.2010

Nutricionistas do Mundo Verde mostram como aproveitar a festa sem descuidar da saúde e apresentam um desfile de dicas de alimentos e receitas práticas para repor as energias antes e depois da quarta-feira de Cinzas. Quem quer fazer bonito na avenida, nos blocos, nos clubes e na praia neste Carnaval deve começar a se preparar. Para cair na folia, sem esquecer da saúde, as nutricionistas da rede MUNDO VERDE – especializada em produtos naturais e orgânicos e para bem-estar – prepararam um desfile de sugestões para animar qualquer folião, sem deixar que tudo se acabe em cinzas na quarta-feira. “Antes de sair para o carnaval, prefira alimentos energéticos e de digestão mais fácil. Barra de cereais, frutas secas e sanduíches de pão integral com folhas e queijo branco são uma ótima opção”, explica a nutricionista Flávia Morais. Ela também sugere alimentos energéticos que podem ser levados sem culpa para manter a alegria e a disposição durante a festa. “São alguns alimentos práticos e saudáveis, que cabem em qualquer bolsa e podem ser levados para a folia, como barras de cereais, carboidrato em gel, água de coco em caixinha, bananadas sem açúcar, frutas desidratadas, como a uva-passa ou damasco”, explica. Nas lojas Mundo Verde é possível encontrar produtos que não podem faltar na mesa de um bom folião: naturais, orgânicos e integrais. A nutricionista da rede adverte que é preciso ter cuidado com o abuso de bebidas energéticas e isotônicas. “Os energéticos, por terem cafeína, se usados em excesso podem causar taquicardia. Já os isotônicos podem sobrecarregar a função renal”, esclarece. Algumas sugestões de energéticos naturais são Açaí com Guaraná e Suco de Frutas com Clorofila. No portal www.mundoverde.com é possível encontrar algumas receitas práticas que podem ser preparadas em casa para garantir ou repor a energia de forma saudável, como o Suco Energético, o Sanduíche do Folião e a Vitamina Nutritiva. Fonte de fibras, antioxidantes e proteína, o Sanduíche do Folião pode ser acompanhado por um suco de frutas batido com clorofila ou água de coco, opções que ajudam a manter a energia e hidratação. “A regra é moderação, consumo razoável, sem exageros. Os principais problemas que ocorrem durante as festas de fevereiro são decorrentes do excesso de álcool e da má alimentação. Por isso, o ideal é manter-se hidratado, beber muita água, suco natural ou água de coco, antes durante e depois da folia. A água de coco, além de nutritiva, hidrata e tem baixo valor calórico”, explica Flávia. Se optar por bebida alcoólica, é preciso procurar intercalar cada copo de bebida com um copo de água. “Assim o corpo ficará hidratado e dificilmente a pessoa irá se embriagar e ter ressaca no dia seguinte”, acrescenta a nutricionista. Ela também alerta: alimentos gordurosos devem ser evitados, já que podem causar indisposição. As nutricionistas da rede Mundo Verde também prepararam uma sugestão de cardápio completo para antes e depois do carnaval, para adultos e para crianças. Mas, se mesmo após este desfile de dicas o folião exagerar e acordar de ressaca, é possível fazer uma alimentação saudável para o organismo se recuperar e enfrentar a volta à rotina diária. Afinal, o ano começa mesmo depois da folia. Alimentos que podem ser levados sem culpa para a folia - Barras de cereais - possuem carboidratos, fibras, vitaminas e sais minerais e ajudarão o folião a manter a energia; - Carboidratos em gel - uma forma prática de consumo de carboidratos, que são o combustível ideal para o corpo. “Não pesam no estômago e possuem rápida absorção, além de ser ótimos para manter o rendimento do organismo durante a folia”, afirma a nutricionista; - Bebidas isotônicas - ricas em sais minerais e carboidratos de rápida absorção, além de hidratar a refrescar o corpo, ajudam a repor os sais minerais perdidos pelo suor e ainda fornecem energia extra para o folião; Prefira a água de coco, uma opção de isotônico natural; - Frutas desidratadas, como a banana passa - uma forma prática e saborosa para proporcionar carboidratos, vitaminas e sais minerais ao organismo; - Guaraná - um fitoterápico estimulante, ajudará o organismo a recuperar a energia. “Mas é preciso evitar o consumo de guaraná associado a bebidas alcoólicas e os hipertensos devem evitar o uso”, destaca a nutricionista. - Ginseng - uma raiz tonificante, dá mais disposição e energia. Em pó pode ser adicionado a sucos e vitaminas. Sugestões para desintoxicar o organismo A principal dica é alimentar-se com sucos, frutas e sopas leves e beber bastante líquido. A alimentação deve privilegiar os alimentos integrais, para ajudar na desintoxicação, como arroz integral, feijão azuki, hambúrguer de tofu/quinua grelhado, panqueca de ricota com espinafre ou de cenoura, quibe com tofu, quiche de legumes e leguminosas (lentilhas, ervilha, grão de bico, soja). “Incluindo no cardápio esses alimentos, os foliões poderão repor os nutrientes - minerais, vitaminas e aminoácidos - necessários para combater o desgaste físico e desintoxicar o organismo”, afirma Flávia Morais. Ela dá algumas sugestões de alimentos que não podem faltar na mesa do folião após a festa: - Chá Verde - Com seu efeito estimulante e antioxidante, ativa o sistema imunológico e ajuda a prevenir doenças cardíacas e circulatórias. O consumo diário desse chá diminui as taxas do LDL (colesterol que faz mal à saúde) e fortalece as artérias e veias; - Quinua Real - Originário dos Andes bolivianos, é um cereal selecionado pela Nasa para alimentar os astronautas em vôos de longa duração. Seu valor nutritivo só se compara ao leite materno, como um dos alimentos mais balanceados e completos do planeta; - Suco de uva orgânico – A bebida 100% natural, encontrada na rede Mundo Verde, fornece energia e combate o desgaste físico. - Suco de clorofila - Excelente fonte de antioxidantes, repõe minerais e vitaminas necessários para combater o desgaste físico. Batido com água de coco, além de saboroso, ajuda na hidratação. CARDÁPIO PRÉ-FOLIA PARA HOMENS E MULHERES: Café da manhã Salada de frutas com granola e mel Lanche da manhã Castanha-do-pará com amêndoas Almoço Salada de vegetais folhosos, temperada com um fio de azeite de oliva extravirgem Arroz integral Feijão azuki Filé grelhado de peixe ou frango temperado com ervas finas Lanche da tarde Vitamina energética Ingredientes 1 copo duplo (250ml) de extrato de soja já pronto 1 unidade de banana prata 1 colher (sopa) de aveia em flocos finos 1 colher (chá) de guaraná em pó Mel orgânico a gosto Modo de Preparo Bater todos os ingredientes no liquidificador. Servir com cubos de gelo. Rendimento: 1 porção Valor calórico: 245 Kcal Comentários nutricionais: O guaraná em pó é rico em cafeína, um potente estimulante do sistema nervoso central. É altamente energético, deixando o organismo em estado de alerta. Condição importante para aproveitar a folia e driblar o cansaço. Jantar Sanduíche Natural Ingredientes: - 2 fatias de pão de forma integral - 50g de queijo minas - 1 colher (sobremesa) de maionese vegetal - 1 pepino pequeno em conserva, de preferência orgânicos - ½ cenoura pequena, de preferência orgânica - 1 colher (chá) de pimentão vermelho, de preferência orgânico - 1 colher (chá) de cebola picada, de preferência orgânica - 1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem orgânico - 1 colher (chá) de salsinha desidratada - 1 colher (chá) de cebolinha desidratada Modo de preparo: Cozinhar a cenoura, o pimentão e a cebola. Escorrer os vegetais e deixar esfriar. Bater no liquidificador o azeite, a salsinha, a cebolinha e a maionese vegetal. Passar esta mistura nas fatias de pão e rechear com os vegetais, o pepino em rodela e o queijo minas. Rendimento: 1 porção Valor calórico: 364 Kcal por porção Comentários nutricionais: O pão de forma integral é fonte de carboidratos que fornecem o principal combustível para fornecimento de energia para nossas células, a glicose. O azeite de oliva extravirgem, além de fornecer calorias extras, é fonte de gorduras monoinsaturadas. CARDÁPIO PRÉ-FOLIA PARA CRIANÇAS: Café da manhã Pão de forma integral Tahine (creme de gergelim) Suco de soja Fruta Lanche da manhã Barra de cereais Almoço Macarrão integral ao molho de proteína texturizada de soja Salada bicolor (cenoura e beterraba raladas) Lanche da Tarde Suco de frutas Ingredientes - 4 rodelas de abacaxi - ½ unidade de maçã - 1 colher (sopa) de mel orgânico Modo de Preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador. Servir com cubos de gelo. Rendimento: 1 porção Valor calórico: 115 Kcal Comentários nutricionais: O mel é um alimento altamente energético. Possui propriedades estimulantes do sistema de defesa do organismo. Fonte de vitaminas do complexo B e de sais minerais. Jantar Sanduíche Colorido Ingredientes - ½ pão sírio integral - 2 rodelas de tomate, de preferência orgânico - 1 folha de alface, de preferência orgânica - 1 colher (sopa) de tofu temperado com ervas em cubos - 1 colher (sobremesa) de pasta de soja sabor cenoura - 1 colher (chá) de semente de gergelim branco Modo de preparo Abrir o pão sírio em duas partes. Em uma parte passar a pasta de soja, acrescentar a alface, o tomate, o tofu e a semente de gergelim. Enrolar o sanduíche para dar a forma de cone. Rendimento: 1 porção Valor Calórico por porção: 135 calorias Comentários nutricionais: A semente de gergelim branco é uma excelente fonte de energia e cálcio, mineral importante para a contração muscular, crescimento e desenvolvimento dos ossos e dentes em crianças. O tofu é um queijo à base de soja, sendo pobre em gordura e rico em fibras, vitaminas e minerais. Fonte: Natalia Lautherbach - nutricionista da rede Mundo Verde CARDÁPIO PÓS-FOLIA PARA HOMENS E MULHERES Café da manhã Suco Verde Ingredientes: - 1 copo (200ml) de água de coco - 1 folha de couve, de preferência orgânica - ½ pepino, de preferência orgânico - ½ maçã, de preferência orgânica - ½ cenoura, de preferência orgânica - 1 colher (sobremesa) de semente de linhaça, de preferência orgânica Modo de Preparo: Bater no liquidificador a água de coco, o pepino, a maçã e a cenoura picados. Acrescentar a couve e a semente de linhaça. Bater novamente no liquidificador. Rendimento: 1 porção Valor calórico: 60 calorias Comentários nutricionais: O suco verde auxilia na desintoxicação do organismo. A semente de linhaça, rica em fibras e em ômegas 3 e 6, auxilia na melhora do funcionamento intestinal e promove a sensação de saciedade, reduzindo o apetite. Lanche da manhã Suco de uva orgânico Comentários nutricionais: Bebida 100% natural, fornece energia e combate o desgaste físico Almoço Salada de alface, agrião, cenoura e beterraba raladas, pode ser temperada com azeite de oliva extra virgem Arroz integral Lentilha Panqueca de soja com cenoura Lanche da tarde Salada de frutas com amaranto em flocos Jantar Salada de Quinua Ingredientes - 4 tomates cortados em cubos, de preferência orgânicos - 4 xícaras (chá) de água filtrada - 2 xícaras (chá) de quinua em grãos, de preferência orgânica - ½ xícara (chá) de salsa picada, de preferência orgânica - ¼ xícara (chá) de folhas de hortelã picada, de preferência orgânicas - 4 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem orgânico - 3 colheres (sopa) de semente de linhaça - sal marinho a gosto Modo de Preparo: Colocar em uma panela os grãos de quinua e a água, acrescentar sal a gosto. Levar ao fogo por cerca de 15 a 20 minutos, até dobrar de volume. Esperar esfriar. Misturar todos os ingredientes e deixar na geladeira por 2 horas. Antes de servir temperar com azeite de oliva extravirgem e sal. Rendimento: 8 porções Valor calórico: 110 calorias Comentários nutricionais: A quinua é um cereal Originário dos Andes bolivianos. Possui elevado valor nutritivo, sendo rica em vitaminas, minerais, fibras e proteínas, nutrientes que precisam ser repostos após a folia. CARDÁPIO PÓS-FOLIA PARA CRIANÇAS: Café da manhã Pão sírio integral Pasta de soja Extrato de soja (já pronto) batido com frutas Lanche da manhã Frutas secas ou sementes oleaginosas Almoço Salada de alface, tomate e milho, pode ser temperada com azeite de oliva extravirgem Cenoura cozida Arroz integral Feijão azuki Almôndegas de soja Lanche da tarde Suco Energia Ingredientes - Suco de 1 laranja, de preferência orgânica - 1 kiwi sem casca em cubos, de preferência orgânico - ½ cenoura em cubos, de preferência orgânica - 1 colher (sobremesa) de aveia em flocos - agave a gosto Modo de Preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador e servir em seguida. Rendimento: 1 porção Valor calórico: 68 calorias Comentários nutricionais: A aveia é um cereal rico em fibras, que ajuda a repor a energia após a folia. O agave é uma opção 100% natural, orgânico, saudável, saboroso e nutritivo para adoçar os alimentos. É fonte de minerais como: cálcio, ferro, potássio e magnésio. O agave pode ser substituído por açúcar mascavo ou açúcar demerara. Jantar Quiche Integral de Legumes Ingredientes da massa: - ½ xícara de farinha de trigo - ½ xícara de farinha de trigo integral - 1 gema de ovo orgânico - 3 colheres (sopa) de óleo de canola - sal marinho a gosto Ingredientes do recheio: - 1 xícara (chá) de vagem, de preferência orgânica - 1 xícara (chá) de brócolis picado, de preferência orgânico - ½ xícara (chá) de cenoura, de preferência orgânica - 2 claras de ovos orgânicos - 3 colheres (sopa) de tofu em cubos - 1 colher (sopa) de cebola picada, de preferência orgânica - 1 colher (chá) de alho amassado, de preferência orgânico - 1 colher (chá) de óleo de canola - 1 colher (chá) de manjericão fresco e picado, de preferência orgânico - sal marinho a gosto Modo de Preparo: Em uma tigela grande misturar delicadamente os todos os ingredientes da massa. Colocar a massa nas laterais e no fundo de uma forma untada e polvilhada. Cozinhar separadamente todos os legumes no vapor, até que fiquem al dente e reservar. Em uma panela aquecer o óleo e refogar a cebola e o alho. Acrescentar os legumes, o manjericão e o sal, refogar. Desligar o fogo, acrescentar o tofu e misturar. Colocar o recheio. Bater as claras em neve e jogar por cima da massa. Levar ao forno pré-aquecido (180º C) por cerca de 20 minutos. Rendimento: 8 porções Valor Calórico: 185 calorias Comentários nutricionais: O tofu é preparado a partir do grão de soja, água e um coagulante natural. É fonte de vitaminas do complexo B, E, ferro, potássio, fósforo, proteínas e cálcio. É de fácil digestão e livre de colesterol. Fonte: Thais Souza - nutricionista da Rede Mundo Verde Outras receitas práticas para antes e depois da folia: SUCO ENERGÉTICO Rico em vitamina C. Potente antioxidante; aumenta a imunidade e a energia. Ingredientes: 1 copo duplo de suco (250ml) de laranja 1 colher das de chá de guaraná em pó 1 colher das de sopa de aveia Mel orgânico a gosto Preparo: Bata os ingredientes no liquidificador, com 1 cubo de gelo e servir. SANDUÍCHE DO FOLIÃO Fonte de fibras, antioxidantes e proteína. Ingredientes: 2 fatias de pão integral 4 colheres (sopa) de ricota amassada 1 colher de sopa de azeite extra virgem 1 colher (sopa) de iogurte desnatado 2 colheres (sopa) de aveia em flocos 2 colheres de sopa de tomate seco picado 1 pitada de sal marinho 4 folhas de rúcula Preparo: Em uma tigela, coloque a ricota, o azeite, o iogurte, a aveia, o tomate seco picado e o sal. Misture, amassando com um garfo, até obter uma pasta. Distribua a pasta em cada fatia de pão e disponha as folhas de rúcula. VITAMINA NUTRITIVA Ingredientes: 200 ml de suco de laranja 1/2 mamão papaia 1 colher (chá) de açúcar mascavo 1 colher (sopa) de extrato de soja 1 colher (chá) de semente de linhaça 1 colher (chá) de guaraná em pó (opcional) Preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador até homogeneizar. Serviço: Alô Nutricionista: 0800-0222528 (segunda a sexta, das 9 às 17 horas) http://www.mundoverde.com.br/2008/ContatoNutricionista.asp Assessoria de Imprensa: Factual Comunicação – www.factual.inf.br Rosayne Macedo - rmacedo@factual.inf.br – (21) 2226-1346