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VOCÊ PERIODIZA SEU TREINAMENTO?

13.06.2014

 Você periodiza seu treinamento?

A periodização da musculação refere-se às variações da intensidade, número de séries, número de repetições e intervalo de recuperação entre séries direcionando fases ou sessões específicas do programa de treinamento para um maior desenvolvimento da força, potência, hipertrofia ou resistência muscular localizada.

Muitos praticantes de musculação utilizam o mesmo programa de treino durante vários meses, os chamados programas contínuos (ex: 3 séries de 12 repetições e 1’ de intervalo). Durante um ou dois meses os resultados até que são satisfatórios realizando este tipo de treino. Porém, se ele continuar a ser repetido por um longo período o estímulo cessa, ou seja, não ocorrem mais adaptações e o indivíduo para de evoluir.

 

Diferentes estudos demonstraram que o treinamento periodizado promove maiores ganhos do que programas contínuos.

O programa periodizado pode ser realizado de forma Linear - os programas são modificados mensalmente ou em períodos maiores ou Ondulatória - que varia os estímulos semana a semana ou até de uma sessão para a outra. 

 

Estudos que avaliaram os efeitos da periodização ondulatória, quando comparada à periodização linear, sugerem que o método Ondulatório foi mais efetivo nos ganhos de força e potência muscular.

 Rhea et al (2002), por exemplo, encontraram aumentos de 28,8% contra 14,4% no teste de 1RM no supino e 55,8 contra 25,7% no teste de 1RM no agachamento após 12 semanas de treinamento. Estes estudos utilizaram 3 vezes semanais de frequência e os principais grupamentos musculares no mesmo dia.

Procure sempre variar sempre seu programa de treinamento de modo a promover novos estímulos e adaptações. Desta forma você estará mais próximo de realizar seus objetivos.

Texto: Thiago Barreto (Prof. Ed. Física)