NOTÍCIAS

KONJAC E SEUS BENEFÍCIOS À SAÚDE

29.04.2014

 O Konjac é um tipo de tubérculo (raiz do tipo batata) de origem oriental. É composto de aproximadamente 96% de água e 4% de uma substância chamada Glucomanan, que é um tipo de fibra solúvel em água e que nosso organismo não consegue digerir.

 

O valor nutricional do Konjac é muito baixo, não contendo quantidades significativas de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas ou minerais. Apresenta baixo índice glicêmico.

Devido a essas duas características (baixa caloria e presença do Glucomanan) que o Konajc ajuda a emagrecer: após sua ingestão, as fibras se expandem dentro de nosso organismo formando um gel revestindo as partículas alimentares, retardando o processo de digestão e promovendo uma sensação de saciedade.

Estudos comprovam que o Glucomanan dificulta a absorção de gordura, auxiliando na redução dos níveis de colesterol, além de ser um elemento regulador da glicose na corrente sanguínea.

Comercialmente existem alguns produtos a base de Konjac. O macarrão konjac é um exemplo, e pode ser preparado com o molho de tomate. Evite seu consumo com molhos muito gordurosos, pois fará com que sua refeição seja mais calórica.

 

 

Nutricionista: Thiago Barreto