NOTÍCIAS

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA DIETA DETOX

16.04.2014

A Dieta Detox baseia-se no consumo de alimentos que ajudam no funcionamento do organismo promovendo a eliminação de toxinas e produção excessiva de radicais livres.

Geralmente é recomendada durante os períodos de festivos ou excessos alimentares cometidos devido ao elevado consumo de preparações calóricas e bebidas alcoólicas.

 

Tempo de dieta Detox: Pode variar de 1 a 2 dias até mesmo se estender por 1 semana.

 

Cardápio sugerido: Para no máximo 2 dias, a dieta Detox prioriza o consumo exclusivo de líquidos, como sopas, sucos e chás que possuem efeito diurético e conseqüentemente favorecem a eliminação de toxinas através da urina.

 

Ao seguir a dieta por 3 dias ou mais, recomenda-se a inclusão de alimentos sólidos como iogurtes desnatado, filé de frango, peixe, frutas, legumes e verduras.

 

O consumo de água e água de coco também é estimulado durante a dieta, pois são responsáveis por manter o corpo hidratado e favorecer o equilíbrio de eletrólitos.

 

Vantagens da Dieta Detox ou Desintoxicante

Com a predominância de alimentos diuréticos em sua composição, em especial nos primeiros dias, a dieta mantém o corpo hidratado e favorece a eliminação de líquidos, o que pode promover uma redução no peso corporal total.

 

Além disso, as preparações são ricas em frutas, legumes e verduras, fontes em vitaminas e minerais que possuem ação antioxidante, evitando o envelhecimento precoce e, fibras que promovem a sensação de saciedade.

 

Desvantagens da Dieta Detox ou Desintoxicante

A densidade calórica da Dieta Desintoxicante é extremamente baixa, ficando muito abaixo da necessidade energéticas de um individuo adulto, com isso durante o período de seguimento é possível que ocorram episódios de mal estar, fraqueza, tonturas, dores de cabeça, indisposição ou até mesmo desmaio devido à reduzida quantidade consumida de carboidratos, principal fonte de energia do corpo.

A prática de atividade física durante o período de seguimento da dieta não é recomendada.

A restrição de gorduras pode comprometer a absorção de vitaminas lipossolúveis. Já a drástica e prolongada restrição de proteínas pode prejudicar a formação de hormônios e reparação de tecidos, assim como impactar sobre os níveis de ferro, favorecendo ao desenvolvimento de anemia.

A perda de peso prometida pela dieta é causada pela eliminação de líquidos do corpo, ou seja, os seguidores da Detox estendem o período da dieta por acreditar que estão emagrecendo, porém na verdade estão perdendo líquidos.

Outra desvantagem da dieta é a ausência do estímulo para a mastigação, com isso a sensação de saciedade não é estimulada.

Portanto a dieta Detox pode ser usada como uma estratégia inicial para perda de peso no sentido de “limpar” o organismo de substâncias acumuladas por conta de uma rotina alimentar inadequada. Ela não deve se estender por muito tempo e deve ser feita de forma equilibrada e segura de modo que não comprometa a oferta de vitaminas, minerais e o aporte calórico necessário para o desempenho das funções vitais.

Para maiores informações, consulte seu nutricionista.

 

Nutricionista: Thiago Barreto