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TAPIOCA: 4 MOTIVOS PARA INCLUIR O ALIMENTO À SUA ROTINA

20.03.2014

tapioca é um prato típico do Norte e Nordeste do Brasil, de origem indígena e feita com fécula de mandioca. Fazer substituições inteligentes faz parte de uma alimentação saudável. A tapioca é versátil e pode ser amiga da dieta também. Confira quatro ótimos motivos para inserir já a tapioca na sua rotina alimentar. 

 

 

Não contém glúten: A tapioca não possui a Gliadina, uma proteína presente no glúten que colabora para o aumento da inflamação do organismo e da gordura abdominal. O alimento também pode ser consumido por diabéticos.

 

Substitui o pão branco: Para um café da manhã light e desintoxicante, recomenda-se substituir o pão branco pela tapioca. O alimento pode ser consumido todos os dias, sem contraindicações. Vale lembrar que o pão branco é proveniente de uma farinha refinada, pobre em nutrientes (vitaminas e minerais). Ele ainda contém glúten, rico em proteínas que não são digeridas pelo intestino.

 

Amiga da sua dieta: Pouco calórica, a tapioca é uma opção saudável quando combinada a recheios e acompanhamentos que seguem a dieta.  Mas consuma com moderação, pois é rica em carboidrato de alto índice glicêmico, fazendo com que o nível de açúcar no sangue aumente rapidamente. Uma dica é acrescentar farelo da aveia ou semente de chia a goma de tapioca. A fibra da aveia e da chia fazem com que o índice glicêmico diminua e o valor nutritivo da tapioca aumente.

 

Prática e versátil: A tapioca pode ser preparada em formato de panqueca, omeletes e até pizza. Esta última opção é excelente para o jantar. Basta substituir a massa tradicional, regar com molho de tomate, acrescentar mussarela de búfala, tomate e manjericão.

 

Opções para o preparo da Massa:

+ Peneire 2 colheres de sopa da goma de tapioca e acrescente 1 colher de aveia em flocos. Leve a frigideira antiaderente.

+ Omelete de Tapioca: Peneire 3 colheres de sopa da goma de tapioca e acrescente 1 ovo inteiro e 1 clara. Leve a frigideira antiaderente.

+ Omelete de Tapioca com queijo cottage : Peneire 3 colheres de sopa da goma de tapioca e  o queijo cottage, e 1 ovo e 1 clara. Leve a frigideira antiaderente.

 

Opções saudáveis para o recheio:

+ queijo cottage, tomate picado, orégano;
+ peito de frango desfiado, mussarela light, tomate picado, manjericão fresco;
+ peito de peru, queijo minas sem lactose e orégano;
+ mussarela light e geleia light;

+ banana aquecida no microondas e canela em pó;

+ morango picado e 30g de barra de alfarroba derretida;

 

Thiago Monteiro

Profissional de Educação Física e Nutricionista