NOTÍCIAS

O QUE É ESTRESSE

12.02.2014

Como anda a sua saúde emocional? A ansiedade e o estresse podem parecer simples, até mesmo bobagens, quando, na verdade, representam problemas bem graves. Uma pessoa estressada, diferentemente do uso comum que a gente faz da palavra, não é aquela que está preocupada com coisas comuns na vida de todo mundo. O estresse se torna uma doença quando os sintomas interferem diretamente na vida do paciente, que se sente irritado, deprimido e constantemente desmotivado.

Os sintomas do estresse aparecem gradativamente, mas nem sempre são percebidos por quem sofre com eles. Normalmente, são os outros que observam uma mudança no comportamento do estressado, que pode apresentar:

  • Tristeza
  • Insônia
  • Cansaço
  • Ganho ou perda de peso
  • Irritação
  • Falta de disposição

               

Além dessas características mais comuns, o estresse também está associado ao aparecimento de outras doenças, como: gastrite, infecções, pressão alta, dor de cabeça, herpes, derrame e até infarto. Isso mostra como nosso corpo é complexo, pois os problemas emocionais refletem em todo o funcionamento do organismo.

As formas de tratamento do estresse vão depender do nível apresentado por cada paciente. E vão desde uma mudança de hábitos até o acompanhamento médico.  A pessoa  deve estar ciente de que seus hábitos cotidianos podem ser fundamentais para aliviar ou agravar o estresse. É essencial  buscar atividades físicas regulares, boa alimentação e fugir de situações estressantes sempre que possível.