NOTÍCIAS

Benefícios do exercício aeróbio

04.12.2013

O exercício aeróbio está ligado ao movimento, chamamos de atividade aeróbia o exercício de longa duração, contínuo e de baixa e moderada intensidade. Exemplo: Caminhar, andar, pedalar, nadar, dançar ou fazer qualquer atividade que obrigue a pessoa a sustentar seu próprio peso enquanto se movimenta são exercícios aeróbicos. É provado que a atividade aeróbia pode ajudar a prevenir doenças cardíacas, alivia estresse (stress), além de contribuir no processo de emagrecimento. 

Efeitos do exercício aeróbico no organismo.  

Redução nos níveis de colesterol e de triglicerídeos.

Alterações nos ossos (pode ocorrer a estimulação do crescimento no comprimento e na circunferência do osso). 

Fortalecimento dos ligamentos e tendões.

Alterações nas articulações e nas cartilagens (aumento na espessura da cartilagem em todas as articulações).

Alterações na composição corporal (redução na massa e gorduras corporais, além de um aumento na massa magra).

Mesmo sabendo a importância da atividade, diversas pessoas não a praticam. Um exemplo são os indivíduos que fazem musculação e tendem a achar que a prática dessa atividade aeróbia irá prejudica-los no objetivo de aumentar a massa muscular por só associar essa atividade como “perda” (emagrecimento). Pelo contrario é extremamente auxiliar, ganhar ou perder consiste em disciplina com alimentação e descanso. Resumindo, a atividade aeróbia ajuda aumentando a capacidade, a condição física de exercer bem uma musculação (classificada como atividade anaeróbia, curta duração e alta intensidade). A atividade aeróbica, no meu entendimento, é uma das atividades mais importantes que o organismo pode receber, pois com um treinamento aeróbico correto obtemos melhorias, cardiovasculares, pulmonares, mudanças nos níveis de colesterol e triglicerídeos, além dos ossos, ligamentos, tendões, articulações e cartilagens que se fortalecem. Mas para que essas alterações benéficas no organismo ocorram é preciso ter acompanhamento de um profissional capacitado em prescrever treinamento aeróbico de qualidade.

Fonte: http://blogdtudo.com.br - Danilo Mota — 14 de março de 2013.