NOTÍCIAS

Jovens com peso normal que se consideram gordos são mais propensos a se tornarem obesos

14.08.2012

  

Pessoa se pesa em balança

Adolescentes: quem acredita que está acima do peso, mesmo não estando, é mais propenso a se tornar obeso(Thinkstock)

Segundo uma pesquisa feita na Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, jovens que se acham gordos mesmo tendo peso normal apresentam um maior risco de se tornarem, de fato, obesos ao longo da vida. Para os autores do estudo, o stress psicológico que acompanha a frustração de um adolescente magro que não considera seu corpo dentro do peso ideal pode ser uma das explicações para essa associação. Além disso, hábitos alimentares inadequados na busca pelo emagrecimento, como pular refeições, também foram apontados como um dos culpados. A pesquisa foi publicada no periódico Journal of Obesity.

Participaram do estudo 1.196 adolescentes de 13 a 19 anos, que estavam dentro do peso considerado ideal — considerando idade, altura e sexo. Após um período de dez anos, metade dos voluntários apresentaram sobrepeso ou obesidade. Segundo o estudo, 59% dos adolescentes que disseram se considerar gordos no início do trabalho apresentaram excesso de peso dez anos mais tarde. Entre aqueles que se consideravam com peso normal, a taxa foi de 31%.

Diferença entre sexos — A pesquisa ainda indicou que as meninas de peso normal eram 22% mais propensas a se considerarem acima do peso, quando comparadas aos meninos. “O sexo feminino sofre mais com o stress relacionado à busca pelo corpo ideal. A sociedade deveria tirar o foco do quanto uma pessoa pesa e se voltar para a importância dos hábitos alimentares saudáveis”, diz Koenraad Cuypers, coordenadora do estudo.

Fonte: www.minhavida.com.br