NOTÍCIAS

Consumir algas pode eliminar células de câncer

14.05.2012

  

21929

Além de serem nutritivas e saborosas, as algas são cada vez mais empregadas na indústria de cosméticos e, agora, podem ajudar a combater o câncer de pâncreas. 

Biólogos da Universidade de Kiel, no norte da Alemanha, utilizaram algas marrons (Saccharina latissima) do Mar Báltico em sua pesquisa.

Segundo a bióloga marinha Verena Sandow, apenas algas de tonalidade marrom ouro que estavam soltas de outras algas e organismos foram recolhidas. Dessa maneira, não contribuíram para qualquer desequilíbrio marinho.

De volta ao laboratório, as algas coletadas foram congeladas e purificadas. Depois, segundo os pesquisadores, eles aplicaram um solvente especial e conseguiram extrair diversas substâncias, como polifenóis, carotenóides, ácidos de ômega 3, antocianinas, entre outras.

Então, os cientistas alemães trataram de testar quão efetivos os extratos eram em condições estéreis. Eles colocaram os extratos em contato com células pancreáticas cancerosas e, alguns dias depois, as células doentes pararam de se reproduzir.

Embora os resultados tenham sido promissores, a bióloga alemã ressalta que ninguém ainda sabe que substância, em particular, é responsável por fazer as células de câncer pararem de crescer.

O próximo passo é descobrir qual ingrediente foi eficaz para esse fim.

Fonte: Site www.educacaofisica.com.br