NOTÍCIAS

Como o pessimismo pode afetar a saúde

19.04.2012

  

423990 O pessimismo pode trazer diversos problemas de saúde Como o pessimismo pode afetar a saúde

O pessimismo pode trazer diversos problemas à saúde.

São muitos os estudos que demonstram os benefícios da postura otimista em relação à pessimista. Diversas investigações evidenciaram que as pessoas com pensamentos negativos possuem maiores probabilidades de desenvolverem um estado físico precário, podendo apresentar problemas como depressão, supressão do sistema imunológico e uma maior necessidade de cuidados médicos, por motivos físicos e mentais.

Constatação científica

Em uma das maiores pesquisas realizadas sobre o assunto, que envolveu uma amostra de 447 pessoas, acompanhadas por 30 anos em consultas médicas regulares, constatou que, do total de pesquisados, 101 foram considerados otimistas, 74 pessimistas e 272 eram uma mistura ora otimistas, ora pessimistas.

O resultado foi surpreendente e constatou que os pessimistas receberam as piores avaliações nos índices de saúde  de todos os campos pesquisados, em relação aos outros dois grupos. Isso provou que o ponto de vista do indivíduo, especialmente no caso de pessoas negativas, que sempre esperam pelo pior, realmente afeta a qualidade  de vida.

Outro estudo, com avaliação de 480 pacientes maiores de 65 anos e que sofriam de artrite, teve por objetivo mensurar a dor física sofrida por essas pessoas. Os voluntários sentiam dores nas articulações dos joelhos quase todos os dias, o que resultava em certo grau de limitação física.

Os resultados serviram para reafirmar a veracidade dos dados obtidos na primeira investigação, pois os foi constatado que os pacientes pessimistas e portadores de artrite sentiam mais dores nos joelhos e apresentavam um desempenho pior na realização de atividades do que aquelas que sofriam de problemas semelhantes que, entretanto, não viam a vida sob a mesma perspectiva negativa.

423990 Copo meio cheio ou meio vazio Uma questão de ponto de vista Como o pessimismo pode afetar a saúde

Copo meio cheio ou meio vazio, uma questão de ponto de vista.

Porque o pessimismo afeta a saúde

Um dos principais motivos de pessoas com atitudes pessimistas terem uma pior qualidade de vida é que, por não acreditarem que as coisas darão certo, nunca tentam alcançar metas, não se dando a chance de descobrir se são capazes de fazer as coisas.

Devido este fato, na maioria das vezes, o pessimista sem sequer tenta manter um estilo de vida saudável, como praticar atividades físicas regulamente ou manter um bom hábito alimentar, o que resulta numa menor propensão ao bom condicionamento físico, e consequentemente levando mais dores corporais e funções reduzidas.

Por isso vale a pena deixar o pessimismo de lado e começar a praticar a atitude de observar sempre o lado bom das coisas. Com o tempo essa prática vira um hábito e passa a ser algo muito natural e realizado automaticamente.

423990 A melhor saída é exercitar o otimismo Como o pessimismo pode afetar a saúde

A melhor saída é exercitar o otimismo.

FONTE: Mundodastribos >Bem Estar>Saúde>Como o pessimismo pode afetar a saúde