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SAÚDE E BELEZA DA MULHER

19.03.2012

 Para comemorarmos o Dia Internacional da Mulher, nada melhor do que falar de beleza e saúde, portanto a alimentação balanceada e a prática regular de atividade física são  fundamentais para a saúde e beleza da mulher!  Ter cabelos macios, brilhantes e sedosos, unhas fortes e bem feitas, além do corpo e peso ideal fazem a mulher, ou melhor, qualquer pessoa se sentir bem e feliz.

Seguem algumas dicas importantes:

Cabelos: Uma alimentação rica em vitamina A, B e zinco é fundamental. Fontes: alimentos integrais (como aveia, centeio, cevada, arroz integral), frutas, legumes, soja, leite e derivados.

Unhas: O ideal é que sejam fortes e rosadas. Consuma alimentos ricos em proteínas como carnes magras. O cálcio também é importante. Fontes: leite, queijo, iogurte e também frutas, verduras, leguminosas e cereais integrais.

Celulite: Uma alimentação à base de frutas, legumes, verduras, carnes e cereais na quantidade adequada e o consumo de água, ajudam muito. Doces, gorduras, frituras, bebida alcoólica, alimentos industrializados, com muito sódio e conservantes devem ser evitados. Beber água é essencial. Além de hidratar o corpo, a água aumenta a sensação de saciedade, ajuda na eliminação de toxinas pelos rins e ainda auxilia no tratamento da celulite.

Sugestões: Algas, arroz integral, aveia, azeite de oliva extra-virgem, castanha-do-pará, folhas verde-escuras, lima da pérsia e maçã..

Flacidez: Procure manter o peso ideal, comer mais alimentos naturais e menos industrializados, beber muita água e excluir alimentos gordurosos e ricos em açúcares. A prática de exercícios é fundamental para o enrijecimento dos músculos.

mulher saudavel Nutrientes que ajudam a fortalecer o organismo

Tensão pré-menstrual (TPM): Aumente o consumo de:

 Vitamina B6, presente nas carnes, grãos integrais, banana, batata, lentilha e levedo de cerveja.

 Cálcio, presente no leite e derivados, preferindo as versões desnatadas e menos gordurosas, no salmão, vegetais verdes folhosos e tofu.

 Magnésio, contido em vegetais verdes, abacaxi, manga e milho. Ajuda a evitar a vontade de chocolate. A ingestão de água, chás de ervas e alimentos diuréticos (como melancia, melão, alcachofra, entre outros) também é altamente recomendável para diminuir sensação de peso e edemas, assim com diminuir o consumo de sal. 

Observou que uma alimentação saudável aliada à prática de exercícios são fundamentais? É o que precisa para saúde e beleza feminina!!

Nutricionista: Ana Elisa Meyohas Neves

Coordenador: Thiago Barreto

Academia Nissei – AMC Nutri