NOTÍCIAS

Tensionar músculo pode te tornar mais confiante, diz estudo

02.09.2011

  

 

Um estudo conduzido pela Universidade de Singapura e pela Universidade de Chicago a recomendação curiosa. Segundo os pesquisadores, tensionar os músculos aumenta o autocontrole e a força de vontade. Desta forma, a orientação aponta que um simples aperto no músculo por alguns momentos aliviaria o desconforto causado por más notícias ou por sensações físicas desagradáveis.

Voluntários foram observados durante momentos de estresse em que situações desconfortáveis de longa duração trariam benefícios de longo prazo. Para testar de que maneira eles lidariam com situações difíceis, eles tiveram que realizar várias tarefas “chatas” como beber vinagre e colocar as mãos em água gelada, por exemplo.

Os pesquisadores observaram que os participantes que pressionaram algum músculo no momento em que precisavam resistir a alguma das ações desconfortantes se mostraram mais empenhados.

A conclusão é de que há uma importante conexão entre mente e corpo e que um simples tensionar de músculo pode ser uma fonte não-consciente para aumentar a força de vontade. O resultado traz mais um motivo para apostar em exercícios que trabalham a musculatura para ajudar a cabeça a funcionar melhor, trazendo mais saúde e bem-estar para o organismo como um todo.

Fonte: Saúde Plena – Publicado site HelpLink em 1 SET 11