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Além de saboroso, azeite é fonte de vitamina E e Ômega 3

04.08.2011

  

 

Manter uma dieta balanceada é o que todos os médicos indicam aos seus pacientes. E apesar dos mitos sobre o consumo de gorduras, existem algumas que são benéficas ao corpo humano e têm propriedades como antioxidantes, prevenção de doenças e vitaminas. Esse é o caso do azeite de oliva, tempero tão comum nas mesas brasileiras.

O azeite é rico em vitamina E e antioxidantes (responsáveis por retardar o envelhecimento precoce), contém Ômega 3 e por isso ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e reduzir o colesterol ruim.

Segundo Alexsandro Fernandes da Silva, nutricionista e presidente do Sindicato dos Nutricionistas do Espírito Santo, o azeite tem como base a gordura monoinsaturada, que em quantidades ideais, pode suprir as necessidades diárias do corpo. “Além disso, muitas pesquisas já afirmaram que o azeite pode ter ação antiinflamatória e combater a osteoporose, porém deve ser usado com parcimônia, pois é um alimento extremamente calórico”, explica.

“O ideal de consumo é uma colher de sopa por dia, entretanto devemos lembrar que ao longo do dia usamos outras gorduras como margarina, manteiga e óleo. Ficar atento ao equilíbrio do que se ingere é a solução para manter uma dieta rica e balanceada”, conclui Silva.

A acidez do azeite também deve ser levada em consideração na hora da compra. Confira na tabela abaixo qual o azeite ideal para cada finalidade:

Extra-virgem – Menor que 0,8% – Temperar saladas;
Virgem Fino – 1,5% – Temperar saladas;
Semifino – 3% – Frituras com pouco azeite;
Refinado – Maior que 3% – Frituras de imersão;
Puro – Maior que 2% – Frituras, assados e marinados.

Fonte: ESPECIAL – DIRETO DA REDAÇÃO HELPLINK 19 de julho de 2011 |