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Feira da Saúde - Alimentos Funcionais

26.05.2011

 Feira da Saúde

Prof. Thiago Barreto

Nutricionista responsável pelo GREEN - Grupo de Emagrecimento Equilibrado Nissei

Alimentos Funcionais: São alimentos que além da função de nutrir, possuem propriedades extras benéficas à saúde.

1)      Sacola para combater a Prisão de Ventre:

 

·        Abóbora: rica em fibra; Vitamina A e outros carotenóides (polpa e semente) – melhora do trânsito intestinal; Ação vermífuga (semente); Melhora do reparo das células intestinais.

·        Mamão: rica em fibra; Vitamina A e outros carotenóides (polpa e semente) – melhora do trânsito intestinal; Melhora do reparo das células intestinais.

·        Folhosos crus (Alface, Agrião, Acelga, rúcula, espinafre, couve, etc.): Ricos em fibras – melhoram o transito intestinal.

·        Maçã (rica em pectina): tipo especial de Fibra – melhora o transito intestinal.

·        Farinha de banana seca: Rica em fibra amido-resistente (dificulta a absorção do amido);

·        Farinha de berinjela: Rica em fibra amido-resistente (dificulta a absorção do amido);

·        Farinha de feijão branco: Rica em fibra amido-resistente (dificulta a absorção do amido);

·        Arroz Integral e Aveia Integral: Conserva a casca - rica em fibras;

 

2)      Sacola da aumentar a Imunidade (Gripe/Alergia):

 

·        Gérmen de Trigo: Rico em Vitamina E (Antioxidante) e Vitamina B (células de defesa);

·        Nozes: Rica em Zinco (Antioxidante);

·        Alho e Gengibre: Ajudam na redução da coriza e garganta seca;

·        Frutas Cítricas: Ricas em Vitamina C (Antioxidante) e Magnésio;

·        Pimenta e Mostarda: Ajudam na descongestão nasal;

·        Sopa de Cevada e Canja: Vapor auxilia na redução da secreção nasal;

 

3)      Sacola da Beleza:

 

·        Folhosos Verde-escuros: Ricos em Vitamina C (antioxidante); Vitamina A (antioxidante); e Magnésio;

·        Nozes e Castanhas: Ricas em Zinco, Selênio e gordura monoinsaturada;

·        Pepino e Cenoura: Ricos em Vitamina A (antioxidante); e Magnésio;

·         Abacate: Rico em Vitamina A (antioxidante); Substância que auxilia na redução da gordura abdominal;

 

4)      Sacola para combater a Inflamação:

 

·        Morango;

·        Azeite e Óleos vegetais: Ricos em gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas – Ajudam no processo inflamatório;

·        Peixes de clima Frio (Atum/Salmão/Sardinha) – Ricos em w3 e w6;

·        Nozes e Castanhas: Ricas em Zinco, Selênio e gordura monoinsaturada;

 

 

5)      Sacola do Coração:

 

·        Soja: Rica em Isoflavona (flavonóide) – Redução dos ricos de infartos;

·        Linhaça e Gergelim: Ricos em gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas – Ajudam no processo inflamatório;

·        Peixes de clima Frio (Atum/Salmão/Sardinha) – Ricos em w3 e w6;

·        Tomates e Alimentos de coloração Vermelha: Ricos em Licopeno e Vitamina C (Antioxidantes);

 

6)      Sacola para combater a TPM:

 

·        Carboidratos Complexos e Integrais – Deve-se evitar o consumo de açúcares e alimentos refinados;

·        Abacaxi e Melancia: Alimentos Diuréticos, ricos em magnésio e cálcio;

·        Banana: Rica em carboidrato e Magnésio;

·        Folhosos Verde-escuros: Ricos em magnésio e cálcio;

·        Iogurte Natural Desnatado: Rico em carboidrato, cálcio e proteínas;

·        Mel: Rico em carboidrato;

·        Pimenta: Substância de controle hormonal;

 

7)      Para evitar a formação de gases intestinais:

 

·        Deve-se evitar o consumo de açúcares e alimentos refinados e com adição de açúcar;

·        Deve-se evitar consumo excessivo de Leguminosas (feijão/soja/grão de bico/ervilhas) – Ricos em aminoácidos sulfurados;

·        Deve-se evitar consumo excessivo de Massas e pães;

·        Devem-se evitar vegetais como: brócolis, repolho, couve-flor, couve de Bruxelas, cebola, aspargo, alcachofra, batata-doce, berinjela – Ricos em aminoácidos sulfurados;

·        Devem-se evitar Laticínios e Sorvetes: Ricos em açúcar simples e aminoácidos sulfurados;

·        Ovos – Ricos em aminoácidos sulfurados;

·        Evitar bebidas Alcoólicas: