NOTÍCIAS

Exercícios de alongamento são bastante benéficos

14.04.2011

 

Fonte: CREB - Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo.

Falta de tempo, estresse, alta carga de horário de trabalho, horas no trânsito... são várias as desculpas que as pessoas têm para justificar a ausência de atividade física regular. Mas se os motivos que afastam as pessoas do exercício físico são muitos, a motivação para praticar esportes é ainda muito maior: os médicos são unânimes ao dizer que a atividade física regular é fundamental para a qualidade de vida, ao lado de uma alimentação regrada e boas horas de sono todos os dias.

“O estresse, a falta de exercício físico regular e as comodidades da vida moderna, como elevadores, escadas rolantes, controle remoto, diminuem a nossa movimentação física no dia a dia, fazendo com que a gente sofra tensões musculares em níveis acima do aceitável. A atividade física regular é fundamental, pois melhora a amplitude do movimento e diminui o risco de lesões. Além de tudo, a prática de esportes também ajuda na melhora da postura corporal, reduz dores musculares e articulares e aumenta o bem-estar mental”, explica o ortopedista Clovis Munhoz, do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo e diretor médico do futebol profissional do clube Vasco da Gama.

Segundo o médico do CREB, até as pessoas mais ocupadas podem abrir espaço em sua agenda para a prática de atividade física regular. “É uma questão de consciência e opção por uma melhor qualidade de vida. Se o tempo é curto, aproveite a hora do almoço para caminhar, por pelo menos 40 minutos, em ritmo constante. Os benefícios são enormes”, diz ele. Outra opção considerada fundamental é realizar alongamentos diários. “As pessoas podem fazer exercícios de alongamento no próprio escritório. Basta parar por 20 minutos, ao menos três vezes ao dia. A qualidade dos movimentos e a postura melhoram e a sensação de bem-estar é grande”, garante.

- É preciso fazer os exercícios com consciência e com cuidado para não provocar estresse à musculatura. Os limites individuais precisam ser respeitados porque o que se que alcançar é uma melhor flexibilidade e não uma contratura muscular. Não há dúvidas dos resultados benéficos dos exercícios de alongamento. As pessoas irão perceber estes benefícios muito rapidamente – afirma o Dr. Clovis Munhoz.