NOTÍCIAS

Alimentos que auxiliam na prevenção de doenças no outono

24.03.2011

 Fonte: nutricionista Rita de Cássia Leite Novais

A entrada do outono é marcada pela queda na temperatura e com a mudança, sintomas da gripe, resfriados, espirros, tosses e alergias são mais freqüentes. Segundo a nutricionista Rita de Cássia Leite Novais, da Consultoria Alimentar, uma dieta que contém vitaminas A, B, C, E e zinco, ajudam a prevenir e amenizar os sintomas da gripe. “A vitamina C já conhecida na prevenção de doenças, estimula a nossa resistência às infecções e diminui a duração dos sintomas do resfriado. No entanto, há outras fontes de vitaminas que auxiliam no aumento a imunidade do organismo”.

Rita de Cássia enfatiza que além do consumo de alimentos para a prevenção de doenças, é recomendável no outono, a ingestão no mínimo 2 litros de água por dia para manter a hidratação do corpo. “Normalmente nas estações frias, as pessoas costumam ingerir menos líquido, pois o organismo não “pede” como no verão. Além da hidratação, a água participa de várias reações químicas, sendo uma delas responsável em manter o corpo aquecido”.

A nutricionista dá dicas de vitaminas que auxiliam na prevenção de doenças no outono:  

Vitamina A: Tem função importante na manutenção das membranas mucosas. É encontrada na cenoura, abóbora, batata doce, milho, brócolis, no melão e no mamão.

Vitaminas do complexo B: Aumenta a imunidade do organismo. São encontradas principalmente nos cereais, soja, germe de trigo, nozes e gema de ovo. Também nas frutas como a banana e abacate.

Vitamina C: É encontrada em diversas frutas, como acerola, limão, laranja, kiwi, caju, tomates, morangos, e nas folhas verdes escuras e pimentão verde.

Vitamina E: Essa vitamina tem uma capacidade antioxidante e interage com as vitaminas A e C reforçando as suas propriedades, inclusive contra os radicais livres. É encontrada nos óleos vegetais, amêndoas, nozes, castanha-do-pará e vegetais folhosos e legumes. 

Zinco: É um mineral importante no sistema de defesa do organismo, fazendo parte de enzimas antioxidantes. A deficiência deste mineral pode até levar a doenças imunológicas. O zinco pode ser encontrado nas carnes, peixes, nas ostras e crustáceos, nas aves, feijões e nozes.

Sobre a nutricionista Rita de Cássia Leite Novais

A nutricionista Rita de Cássia Leite Novais é especializada em
Nutrição Clínica e Vigilância Sanitária de Alimentos, pelo Ganep e
USP, respectivamente. Sócia proprietária da Clínica Consultoria
Alimentar, a nutricionista atua nas áreas clínica - com avaliação e
orientação nutricional personalizada de acordo com a patologia, com
produção de alimentos na área industrial e comercial – gerenciamento,
supervisão, desenvolvimento de produtos e qualidade, consultoria em
escolas e faculdades e Auditoria Interna ISO 22000.