NOTÍCIAS

COLESTEROL ALTO PODE SER DIMINUIDO COM EXERCÍCIOS FÍSICOS

12.01.2011

 Fonte: Site B-Active fitness

Data 10-01-2011 

O Brasil é o país que registra os maiores índices de colesterol elevado do planeta, segundo pesquisas divulgadas pela Sociedade Brasileira de Cardiologia,em 2005 e é responsável por cerca de 10% das mortes por doenças não transmissíveis no nosso país. Existem vários tipos de colesterol, mas os mais conhecidos pela população são o HDL, chamado colesterol bom, e o LDL, conhecido por colesterol ruim. O excesso de LDL causa obstrução das artérias. As de menor calibre são as mais afetadas, como as coronárias, condição que se agrava quando associada ao sedentarismo, hipertensão arterial, tabagismo, obesidade e estresse.

 

A prática de exercícios físicos regulares é importante aliada na prevenção  e tratamento coadjuvante do colesterol ruim de acordo com os especiaistas.

Muitas academias já estão oferecendo serviços especializados para pessoas que sofrem de doenças crônicas. As atividades são desenvolvidas e coordenadas por médicos nutricionistas, fisioterapeutas e professores de educação física pós-graduados em fisiologia do exercício.

De acordo com o dr. Benjamin Apter, especialista em Medicina Esportiva, Fisiologia do exercício e diretor da Academia B-Active,a  pratica de exercícios físicos regulares, em centros especializados, é um importante aliado na prevenção e tratamento coadjuvante do colesterol ruim e triglicérides.

 

O especialista afirma que os exercícios regulares alteram a produção de algumas enzimas que controlam os níveis de gordura do sangue. Uma enzima, denominada lipoproteinolipase, conhecida também como LPL atua de forma a diminuir os índices detriglicérides e aumenta os índices de HDL, deste modo é um fator importante  de proteção do sistema cardiovascular, diminuindo risco de infartos e acidente vascular cerebral (AVC).