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Dicas de Alimentação para Festas de Final de Ano

09.12.2010

 Por Thiago Barreto, Nutricionista responsável pelo Green e  Professor de musculação da Academia Nissei.

Fim-de-ano se aproximando é sinônimo de muitas festas e comemorações. Dezembro é um mês dividido: se nas duas primeiras semanas, as pessoas fecham a boca para entrarem no vestido do Réveillon, as duas semanas seguintes são regadas a muita comilança. Normalmente os alimentos consumidos nessas reuniões são extremamente calóricos, ricos em gorduras, doces, sobremesas e bebidas calóricas. Realmente esse não é o momento ideal para se iniciar um regime alimentar, mas sempre é hora de começar uma reeducação alimentar. De que forma?

Na véspera de Natal e no Reveillon normalmente comemos muita variedade de pratos e com isso consumimos calorias em excesso. Por isso durante o dia procure fazer uma alimentação mais leve à base de carnes magras, vegetais folhosos e frutas variadas.

Antes das festas faça um lanche saudável utilizando frutas, cereais integrais e queijo light. Esta é uma dica muito importante para não exceder na quantidade ingerida durante os eventos.

O ideal é diminuir a quantidade de alimento a ser ingerido, e na medida do possível combinar pratos mais calóricos e elaborados com saladas variadas (utilizar vários vegetais folhosos como, por exemplo: alface americana, rúcula, agrião, repolho, etc.), pois promovem a sensação de saciedade.

Nas preparações dos alimentos substitua os produtos convencionais por Light (p.ex.: maionese, creme de leite, margarina, etc.).

Fique longe dos acompanhamentos cremosos e gordurosos, como suflês, purês, maioneses e molhos.

Dê preferência às preparações assadas e grelhadas. Evite as frituras.

Arroz, farofa, empadão, batata... Tudo junto?! Melhor não. Se a tentação for grande, escolha dois tipos e coloque um pouquinho de cada um. Um bom truque é apenas salpicar farofa no prato, como se fosse queijo ralado, só para dar um gostinho.

Apesar de saudáveis, modere o consumo de frutas oleaginosas, como nozes, castanhas e avelãs: elas são muito calóricas. Prefira petiscar frutas secas enquanto a ceia não é servida, como damasco, figo e ameixa, mas nada de abusar das frutas cristalizadas.

Para as sobremesas abuse nas frutas e nos sucos. Utilize as frutas da época, pois são baratas e de excelente qualidade: abacaxi, ameixa, goiaba, laranja, mamão, manga, maracujá, melancia, nectarina, nêspera e pêssego.

Como nosso Natal é bem no início do verão, não esqueça de hidratar o corpo! Água, sucos são permitidos. Só pegue leve com as bebidas alcoólicas, que além de irritarem o organismo, desidratam, possuem muitas calorias e podem causar uma baita ressaca no dia seguinte.

Tire o foco da comida. O mais importante é estar com as pessoas, se confraternizar e até planejar em grupo uma mudança de padrão alimentar para o próximo ano. Combinem para que nos próximos eventos as preparações sejam mais saudáveis.

Priorize suas escolhas e não fique pensando (principalmente quando chegar em casa) o que não comeu ... Alimente-se devagar até para perceber o quanto é suficiente para você!

Não fique parado! Vale a pena dar uma caminhada no dia seguinte para ativar a circulação e mostrar para o seu organismo que seu corpo está em movimento. É recomendado também tentar aliviar os excessos com uma alimentação mais balanceada nos dias que se seguem até o Réveillon.

No mais se divirta, tenha um excelente Natal e Ano Novo cheio de realizações!